A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade mineral do osso, a perda de massa óssea tornando o osso mais poroso, o osso se torna mais fraco sujeito a fraturas mais facilmente.
Existem dois tipos de ostoporose, a primária (pós-menopausa e senil) e a secundária (decorrente de enfermidades como artrite reumatóide, insuficiência renal crônica, síndrome de Cushing e uso de determinados medicamentos).
A osteoporose pode ocorre em homem quanto em mulheres, porem é mais freqüente nas mulheres 3/1.
Após a menopausa, devido à diminuição de hormônios (estrógenos), que é importante para a fixação do cálcio nos ossos.
Dentro desta doença as pessoas da raça branca, do sexo feminino, idade mais avançada, de baixo peso, na menopausa, sedentária com outros casos na família, com dieta deficiente em cálcio, fumantes, que usam com freqüência bebidas alcoólicas, Tem uma tendência maior a desenvolverem a doença, e seguido pela raça amarela.
A osteoporose, geralmente é assintomática. ( não apresenta dor) porem pode ocorrer dores nas articulações, mudanças na postura principalmente da coluna (hipercifose torácica - corcunda) devido a fraturas de vértebras.
As quedas acometem fraturas de colo de fêmur (mais freqüentes) e de outros ossos podem ocorrer devido à fragilidade óssea.
O exame para saber se existe a osteoporose é a densitometria óssea, rx, exame metabólico, A prevenção e o diagnóstico precoce é importante para o sucesso do tratamento, o exame pode ser feito nas mulheres a partir dos 45 anos e nos homens a partir dos 55.
O recomendado para a prevenção desta doença é Exercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana, (por exemplo), alimentação adequada rica em cálcio, através da ingestão de leite e seus derivados, peixes e verduras, ingestão de vitamina D, exposição ao sol até as 10h ou depois das 15h, e evitar cigarro e consumo excessivo de álcool o sedentarismo.
O principal tratamento para a osteoporose é a fisioterapia ,atividade física,medicamentos que estimulam o depósito de cálcio no osso, uso de cálcio, hormônios (quando causada por deficiência destes), além de hábitos saudáveis
Na duvida procure sempre um medico e seu fisioterapeuta .
Referencias bibliograficas
SZEJNFELD OSTEOPOROSE - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO SARVIER 2000
COHEN / ABDALLA LESÕES NOS ESPORTES - 1ª ed. REVINTER 2002
MALONE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E MEDICINA DO ESPORTE - 1ª ed - SANTOS 2000
Por Dr Haron Dorta ( fisioterapeuta)
Contato: harondorta@yahoo.com.br
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário