segunda-feira, 14 de julho de 2008

O que é Kenjutsu?

O que é KENJUTSU?
Por Marcelo Nejem – Diretor técnico do Instituto Niten – neje@niten.org.br

Ao longo dos séculos em que permaneceram no poder, os samurais
desenvolveram a mais letal e eficiente maneira de manejar a espada já criada pelo homem. A essa arte deu-se o nome de Kenjutsu, que significa "A Arte da Espada".
Existem mais de 200 estilos de Kenjutsu registrados historicamente, pois, no Japão feudal, era comum que cada feudo possuísse o seu próprio estilo de manejar armas. As técnicas dão margem a todos os golpes possíveis e imagináveis com a espada. São 60 posturas de luta e centenas de golpes possíveis, que podem se adaptar conforme a situação.
As raízes mais remotas do Kenjutsu situam-se no período Kamakura, quando pela primeira vez os samurais tomam o poder no Japão. Mas, ironicamente, o auge do Kenjutsu ocorreu na "Idade da Paz Ininterrupta" - como ficou conhecido o xogunato dos Tokugawa, entre 1603 e 1868. Nessa época viveu o "Santo da Espada" , como ficou conhecido Miyamoto Musashi, que venceu mais de 60 duelos sem nunca ser derrotado. Musashi criou o estilo Niten Ichi Ryu, famoso por suas técnicas em que são utilizadas as duas espadas simultaneamente. O Niten Ichi Ryu é um dos poucos estilos de Kenjutsu que sobreviveram aos dias atuais.
O Kenjutsu possui em sua filosofia e técnicas uma forte influência do pensamento Zen. Para o samurai, a sua espada não era apenas uma arma: ela continha a sua própria alma. Assim, o Kenjutsu não era simplesmente um modo de usar a espada com perfeição, mas um caminho espiritual que acabou influenciando a cultura japonesa como um todo.

Nenhum comentário: